Hospitalar

Desenvolvimento de Modelo de Gestão para Serviços de Nutrição e Dietética (SND) para implantação em Hospitais que desejam obter o mais alto nível de Acreditação

Integração ao sistema de gerenciamento do hospital para otimizar a obtenção de dados dos pacientes que se encontram internados. De maneira simples, rápida e objetiva, o sistema prepara lista de pacientes que devem ser visitados pelas dietistas a cada dia, distribuidos a cada nutricionista de acordo com o controle da gerente do SND.
Hospitalar

Sistema e-NutriScience®

Aplica as melhores técnicas de dietoterapia para pacientes em hospitais, desde a internação até o pós-alta,
oferecendo avaliação nutricional, administração das refeições coletivas dos pacientes e dos
acompanhantes, tendo disponível o sistema de Room Service. Principais objetivos:

Acompanhamento: permite ao profissionais da área de saúde um acompanhamento completo do
paciente, desde a avaliação antropométrica até a prescrição de dietas coletivas e elaboração de dietas
individualizadas;

Pós-alta: sistema permite o acompanhamento mesmo após o paciente sair da internação, possibilitando
avaliação nutricional, dieta individualizada e análise de atividade física x gasto calórico;

Agilidade e Organização: otimiza o atendimento do paciente em um dispositivo móvel, facilitando a
coleta de dados e elaborando a avaliação nutricional para coletar o cardápio de opção de dieta em tempo
real. A metodologia de trabalho definida e bem delimitada com início, meio e fim, permite facilidade de
entendimento, controle e disciplina por parte do usuário;

Produtividade e Gestão: a partir de um painel de controle do tempo de cada atendimento feito pelos
nutricionistas, o responsável pelo SND consegue administrar e gerir de forma mais eficiente os recursos
para atendimento dos pacientes. É possível, por exemplo, remanejar profissionais para outras áreas de
atendimento conforme a demanda.

Rastreabilidade – Controle da Distribuição:

O Sistema e-NutriScience® permite realizar o controle de conferência e entrega das dietas
individualmente para pacientes, por meio do código de barras nas etiquetas das bandejas, onde é feita a
conferência da dieta. Permite, ainda, rastrear o posicionamento do carro de entrega das dietas através da
tecnologia NFC, registrando horários de saída da cozinha e chegada aos andares. No momento da entrega,
a fim de evitar que dietas individuais cheguem aos pacientes errados, há também a leitura do código de
barras da pulseira do paciente. Entre outros medidores, é possível checar tempo de entrega, temperatura
da comida ao ser entregue e controle da coleta de bandejas ao fim de cada refeição visando, sempre, a
experiência do paciente enquanto estiver internado. O Sistema permite a gestão de todo processo do SND
pelos métodos e normas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

BENEFÍCIOS

  • Organização: Metodologia de trabalho definida e bem delimitada com início, meio e fim, permitindo facilidade de entendimento, controle e disciplina por parte do usuário.
  • Conceito: Ao atribuir características para alimentos e pacientes, o sistema ajuda a encontrar pratos e materiais mais adequados às necessidades nutricionais do paciente em questão a partir do cruzamento de demandas e ofertas criadas.
  • Produtividade: A partir de um painel de controle do tempo de cada atendimento feito pelos nutricionistas, o responsável pelo SND consegue administrar e gerir de forma mais eficiente os recursos para atendimento dos pacientes. É possível, por exemplo, remanejar profissionais para outras áreas de atendimento conforme a demanda.
  • Avaliações: O sistema disponibiliza métodos de avaliação nutricional objetivos e subjetivos para determinar necessidades nutricionais dos pacientes, garantindo credibilidade aos resultados individuais encontrados.
  • Balanceamento: na medida em que os pratos do cardápio são alterados, o cálculo de valores nutricionais da dieta é refeito, com total segurança e rapidez.
  • Evolução: O paciente poderá ter acompanhamento da sua evolução pelo nutricionista através do registro de ingesta, sendo possível a comparação entre planejado x consumido. EXCLUIR O QUE ESTÁ EM PRETO, POIS DÁ UM SENTIDO QUE O PACIENTE TEM ACESSO, QUANDO ISSO NÃO É VERDADE. O NUTRICIONISTA QUE TEM ACESSO A ESSA INFORMAÇÃO.
  • Facilidades: durante a visita nutricional, o profissional poderá utilizar um tablet que registra todas as etapas do trabalho, com agenda de pacientes e programações diárias, facilitando avaliações em bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Desta forma, poderá trocar dietas – individuais ou coletivas, pediátricas, orais, enterais e parenterais – avaliar alergias e efetuar prescrições. Tanto o nutricionista, no tablet, quanto o paciente*, no smartphone através do Aplicativo Nutri Cliente®, podem escolher a melhor opção de dieta.

Os nutricionistas poderão, ainda, efetuar pesquisas de satisfação com os pacientes, registrando todos os dados coletados no tablet para serem transferidos automaticamente para o Sistema e-NutriScience® e para o Sistema e-foodMax®, permitindo maior agilidade no ajuste da produção e evitando perdas por falhas de comunicação, excesso/falta de dietas e entregas de dietas erradas, entre outros exemplos.

PARA PACIENTES COM DIETA LIVRE:

  • Room Service: durante a visita nutricional, tanto paciente quanto acompanhante podem efetuar pedidos de Room Service com registro de assinatura e confirmação no momento do pedido e da entrega da refeição. Em caso de dieta livre do paciente, o pedido pode ser feito pelo aplicativo, direto no smartphone do paciente ou acompanhante.
  • Localização: o sistema permite o mapeamento do hospital em alas, quartos e leitos, gerando para cada paciente sua localização exata. Esta funcionalidade permite o registro exato da localização nas etiquetas de refeições.

Rastreabilidade – Controle da Distribuição: o Sistema e-NutriScience® permite realizar o controle de conferência e entrega das dietas individualmente para pacientes, por meio do código de barras nas etiquetas das bandejas, onde é feita a conferência da dieta. Permite, ainda, rastrear o posicionamento do carro de entrega das dietas através da tecnologia NFC, registrando horários de saída da cozinha e chegada aos andares. No momento da entrega, a fim de evitar que dietas individuais cheguem aos pacientes errados, há também a leitura do código de barras da pulseira do paciente. Entre outros medidores, é possível checar tempo de entrega, temperatura da comida ao ser entregue e controle da coleta de bandejas ao fim de cada refeição visando, sempre, a experiência do paciente enquanto estiver internado. O Sistema permite a gestão de todo processo do SND pelos métodos e normas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

  • Gestão de Recolhimento das Bandejas: por meio do aplicativo, o profissional responsável pelo recolhimento pode realizar a leitura do quarto em que ele estiver efetuando a retirada da bandeja.

Integração: o sistema poderá importar de forma automática dados do sistema de admissão e gestão hospitalar (SGH), evitando redigitação e retrabalho na atribuição de dietas aos pacientes, integrado, inclusive, com dispositivos móveis.

Quais os benefícios da rastreabilidade?

Quais os benefícios  da rastreabilidade?

Caso haja algum problema ou reclamação do seu cliente, você saberá qual foi o produto usado naquele prato, quem foi o fornecedor que lhe entregou este produto, em qual data foi entregue, qual o lote, etc.

Desta forma, você poderá garantir sempre a sua qualidade e acompanhar o seu produto desde a entrada no seu estoque até a mesa do seu cliente. Caso você tenha algum produto no estoque prestes a vencer, o Sistema disponibiliza uma consulta sobre este produto, fazendo com que você o adeque em um de seus pratos e não tenha desperdício por produto vencido.

*A utilização da rastreabilidade não é obrigatória para o bom funcionamento do Sistema.

Se interessou? Entre em contato