Novidades FSMax

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Boas práticas em alimentação e nutrição hospitalar no enfrentamento da Covid-19

Boas práticas em alimentação e nutrição hospitalar no enfrentamento da Covid-19

Como a pandemia mudou o cenário dentro dos hospitais, principalmente no fornecimento de alimentos para pacientes e acompanhantes

 

Em tempos de Coronavírus, é necessário se atentar à alimentação dos pacientes dentro dos hospitais. O serviço de alimentação e nutrição hospitalar é essencial para o combate ao Covid-19 e o aumento da imunidade de cada paciente. Nutricionistas e outros médicos especialistas estudam e cuidam do cardápio hospitalar com muita atenção, para que os pacientes se recuperem mais rapidamente.

 

Terapia nutricional dentro dos hospitais:

 

Dentro dos hospitais, os pacientes recebem terapia nutricional, que fica sob a responsabilidade da Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar. Além dos pacientes e seus acompanhantes, médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham no hospital também recebem refeições da unidade. Entenda como essa terapia nutricional auxilia pacientes com Covid-19:

 

Novas práticas: Em tempos de coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera fundamental que as Unidades de Alimentação e Nutrição Hospitalar realizem boas práticas de fabricação e manipulação dos alimentos, para evitar o contágio do vírus. Foram implementadas novas práticas e condutas que auxiliam essas unidades na distribuição de refeições mais seguras e higiênicas. 

 

Ambientes e objetos higienizados: Além da higienização dos alimentos, a Anvisa também alertou os hospitais para dobrar a higiene dos ambientes e utensílios utilizados dentro dos hospitais. Dessa forma, a Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar também reforça a higiene de pratos, copos e talheres dentro dos hospitais e o próprio hospital se encarrega da higiene mais pesada em cozinhas, banheiros e quartos, tanto nas superfícies quanto nos objetos fornecidos. 

 

Manipulação dos alimentos: Apesar de não existir evidências de que o Covid possa ser transmitido por meio dos alimentos, é possível que essa transmissão ocorra por meio de embalagens e superfícies onde os alimentos são colocados, como pratos, copos e talheres descartáveis ou de louça, por exemplo. Dessa forma, é necessário se atentar ao transporte de alimentos e matérias-primas, bem como o armazenamento desses alimentos e a higienização das embalagens, utensílios e até do próprio veículo de transporte. 

 

Podemos observar que os cuidados foram redobrados após o início da Pandemia, porém ainda assim, é necessário que os próprios pacientes sigam os protocolos de higiene estabelecidos dentro dos hospitais, como o uso de máscara e álcool em gel. 

A FSMax/Brand Brasil possui mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para Gestão do Serviço de Nutrição e Dietética do mercado hospitalar. Nosso objetivo é prover soluções tecnológicas que otimizem custos e melhorem a rentabilidade e organização dentro do mercado de alimentação e nutrição.

Compartilhe esta publicação

Nossas soluções

Atualmente, nossos softwares atendem várias áreas de food services: empresas de refeições coletivas, hospitais e clínicas, merenda escolar, autogestão, cook & chill e catering aéreo, entre outras.

VER MAIS